quarta-feira, 24 de março de 2010

HORA CÍVICA - POVOS EM LUTA

Olá pessoal!

Veja abaixo o texto completo que a aluna Enya Achilles leu durante o evento.
Conheça a tradução da música "Sunday, bloody sunday" que ouvimos de mãos dadas.
Entenda o conflito na Irlanda do Norte!

Obrigada e abraços!
Fernanda

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HORA CÍVICA - 24/03/2010 - TEMA: POVOS EM LUTA

1. ABERTURA: Professora Fernanda
“Hoje, o tema da nossa hora cívica é POVOS EM LUTA. Vamos refletir sobre os povos do mundo que lutam por sua autonomia e pensar: o que nós brasileiros temos feito com a nossa liberdade?!?
Vou convidar a aluna ENYA ACHILLES, da 9ª Série C para conduzir essa reflexão...”

[A professora passa o microfone para a aluna ler o texto abaixo].

2. LEITURA DO TEXTO pela aluna ENYA ACHILLES:
“Este é o ano de eleições, mas a maioria de nós, brasileiros, não valoriza como deveria a oportunidade de votar e de escolher seus representantes.
Mas, imagine a seguinte situação: você não pode usar a língua do seu povo, você é obrigado a aprender na escola outro idioma. Você NÃO pode escolher seus líderes, pois você é governado por quem tem uma cultura e uma história diferente da sua....
Isso aconteceu no passado, quando o povo bósnio sofria o domínio do Império Austro-Húngaro. Um grupo de estudantes bósnios se revoltou e assassinou Francisco Ferdinando, na época o herdeiro do império austro-húngaro. Essa revolta do povo bósnio iniciou a Primeira Guerra Mundial.
Isso acontece hoje, pois vários conflitos são motivados pela luta de povos dominados, que não tem a liberdade de expressar sua cultura, sua história, suas escolhas... É o caso do Tibete sob domínio da China, dos Palestinos sob domínio israelense, dos curdos espalhados pelos territórios da Turquia e do Iraque, é o caso dos chechenos sob domínio da Rússia, dos bascos sob domínio espanhol.
Esses tantos exemplos nos mostram que há muitos povos que lutam por sua autonomia, reconhecimento e LIBERDADE!
Como dizia Cecília Meireles:Liberdade, essa palavra... que o sonho humano alimenta, que não quem explique, e ninguém que não a entenda.

Nosso tema transversal é “Diversidade, um encontro com a liberdade”. Como seria bom se essas palavras fossem vividas em todo o mundo.
Em vez de conflitos, que surgem quando povos diferentes convivem e um povo tenta dominar o outro, poderíamos ter uma relação de respeito, de valorização das diferenças entendidas como diversidade, pluralidade cultural.

Infelizmente, o que vemos na TV são as guerras, os atentados, a violência... Mas existem outras formas de protesto, tais como a poesia e a música.

Vamos ouvir agora a banda U2, que compôs uma música para protestar contra a violência que ocorreu em 1972, no chamado Domingo Sangrento, daí o nome da música “Sunday, bloody Sunday”. Nesse dia, as tropas britânicas atiraram e mataram os manifestantes pelos direitos civis e pela independência da Irlanda do Norte. Após décadas de conflito e mortes, em 2005 houve um acordo que apaziguou a região.

Em sinal de solidariedade e respeito com os povos que lutam por sua liberdade, e desejando que eles a conquistem de forma PACÍFICA, vamos ouvir a música de mãos dadas.

3. TOCA A MÚSICA “SUNDAY, BLOODY SUNDAY” DO U2

[OS ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS DEVEM DAR AS MÃOS E FICAR JUNTOS AO OUVIR A MÚSICA]

4. Encerramento da professora Fernanda
No site do colégio, a professora Rosane disse que o tema transversal “Respeito à diversidade um encontro com a liberdade” é bem apropriado em tempos de intolerância étnica, social, cultural e religiosa. Sem a presença do respeito e da tolerância, torna-se impossível uma convivência harmoniosa e saudável.”

Nossas mãos dadas, agora a pouco, simbolizaram esse desejo de respeito, não só entre os povos do mundo, mas entre nós, aqui na escola. Que a gente possa respeitar o colega, o seu jeito de ser, a sua individualidade, para continuarmos a conviver de forma saudável.

Vamos lembrar que um dia, nós, brasileiros, também lutamos por nossa independência em relação a Portugal. Nos anos 80, lutamos contra a ditadura militar, que nos impunha presidentes militares... Lutamos pelo direito de votar, de eleger, de participar das decisões políticas. Que possamos valorizar a nossa história! Vamos demonstrar isso, com uma postura de respeito durante a execução do nosso hino.

5. HINO NACIONAL

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