quarta-feira, 3 de março de 2010

DESAFIO




Olá pessoal!

O primeiro aluno que responder corretamente (como comentário) o DESAFIO abaixo ganhará um brinde surpresa na próxima terça-feira. Participe!

DESAFIO - UNICAMP
Em 1973, o ex-Beatle John Lennon escreveu uma canção de protesto intitulada A sorte dos Irlandeses, que se refere a um conflito que dura até hoje:

Se você tivesse a sorte dos irlandeses / If you had the luck of the Irish,
Você se lamentaria e ia querer estar morto/You’d be sorry and wish you were dead.
Você devia ter a sorte dos irlandeses/ You should have the luck of the Irish
E aí você ia querer ser inglês!/ And you’d wish you was English instead!

Explique por que existe uma relação do conflito (entre católicos e protestantes) com o líder da revolução inglesa Oliver Cromwell.

4 comentários:

  1. por que a religiao protestante queria acabar com a igreja catolica por causa dos maus que ela fazia (ex venda de indulgencias).
    e nesta epoca todas as religioes estavam em conflito entao cromwel aproveitou a situaçao da guerra para seu favor

    MIUQAOJ

    ResponderExcluir
  2. Para Oliver Cromwell, 'líder' do parlamento inglês, não podia se ter a religião do catolicismo, somente a protestante. No entanto, os irlândeses seguiam sua religião, que no caso era católica, assim com o conflito religioso que havia na epoca, cromwell declarou que todos aqueles que estavam entre os pecados, estavam errados(irlandeses, catolicos) deviam ser casados e mortos.
    Cromwell, conseguiu impor uma justiça a seu favor. Já os irlandeses até arrepiavam os cabelos so de ouvir seu nome.

    ResponderExcluir
  3. para cromwell nao podia ser catolico ele era contra o catolicismo e as pessoas so podiam ser protestantes,e os irlandeses deviam querer estar mortos porque cromwell iria mandar perseguir a matar todos os catolicos na irlanda e ia maltratar eles en tao era melhor eles estarem mortos ai nao iam sofrer nas maos de cromwell,nao iam morrer dolorosamente por causa de sua religiao

    ResponderExcluir
  4. começou com a conquista inglesa do território irlandês e a partir de então podemos perceber que o problema não é religioso, pois nesse período não havia "protestantes". O que estava em jogo era o aumento do poder real, no contexto da crise feudal e do início do processo de formação da Monarquia Nacional. Para Henrique II, a conquista de territórios significava o aumento de seu poder, uma vez que, a nobreza irlandesa tornava-se vassala do rei e consequentemente passava a lhe dever benefícios, tanto em gêneros, como em tributos ou inclusive em homens para a formação de exércitos. Desde 1175 o rei impôs seu poder através da Tratado de Windsor, a partir do qual passaram a valer as leis inglesas para a Irlanda.Após a Guerra das Duas Rosas iniciou-se a Dinastia Tudor, que centralizou o poder e, com Henrique VIII consolidou o absolutismo no país. O governo absolutista na Inglaterra teve como um de seus mais importantes alicerces a Igreja Anglicana, criada pelo próprio rei no contexto da Reforma Protestante, reconhecida pelo Parlamento como Igreja Oficial do Estado através do Ato de Supremacia (1534) Durante a Idade Moderna as igrejas européias, não só a Anglicana, foram utilizadas como instrumentos de poder, e não só na Inglaterra. A característica marcante do ponto de vista religioso foi a intolerância, praticada por reis e clérigos: Assim como os protestantes eram perseguidos nos países católicos, esses eram perseguidos nos países protestantes, como na Inglaterra a partir de Henrique VIII; foi assim que o conflito com a Irlanda passou a ter motivos religiosos.A imposição do poder absoluto inglês foi acompanhado da imposição da nova religião. Dessa maneira, a manutenção do catolicismo por parte dos irlandeses tornou-se uma forma de contestar o domínio inglês, além de preservar sua própria cultura.
    A contestação ao domínio inglês representava a luta contra o poder político e religiosos já que os dois estavam concentrados nas mãos do rei, principalmente durante o reinado de Elizabeth I, que impôs os Estatutos de Supremacia e Uniformidade, reafirmando a supremacia da Igreja e das leis inglesas sobre a Irlanda.Durante o reinado de Jaime I (1603-25), consolidou-se o controle das terras pelos ingleses, em especial na região do Ulster, onde foi instituído um sistema de colonização baseado na pequena propriedade, discriminando-se os irlandeses.
    A situação de exploração e miséria, e de imposições político-religiosas determinou o início de uma grande rebelião em 1641, violentamente reprimida pelas tropas de Oliver Cromwell, líder da Revolução Puritana, fanático calvinista que havia deposto o rei e proclamado a República na Inglaterra, que derrotou completamente a rebelião em 1652, quando então, a maior parte das terras passaram para a mão dos ingleses.
    Até o final do século os irlandeses rebelaram-se outras vezes e foram reprimidos, consolidando-se o poder inglês. Após a derrota de Jaime II em 1690os irlandeses viveram um período de miséria e de perseguições, respinsável pelo desenvolvimento de um maior sentimento nacionalista e católico, uma vez que a repressão inglesa passou a estar associada à religião "protestante".
    fonte:http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=70

    ResponderExcluir