terça-feira, 19 de outubro de 2010

Respostas exercícios extras p. 352


Oi galera!

Fiquei feliz com os comentários dos alunos da 8ª B, que perceberam que a prova "puxou mais nos textos, no vocabulário", que "pediu mais relações com a atualidade...", sinal de que estamos na direção certa, pois a tendência do ENEM é exigir a competência de interpretar textos e interpretar a realidade.

Para os alunos "top", como a Nathália Cóccolo, que fazem além do que é pedido =]
favor conferir as respostas dos outros exercícios da p. 352:


número 5: As áreas se concentram na região centro-sul do país, em especial na província de São Paulo, no Rio de Janeiro e nas cidades de grande porte. Essa modernização se concentou nas áreas onde havia capital disponível, devido à renda gerada pelo café.
No caso dos investimentos estrangeiros (ingleses, norte-americanos) eles ocorriam onde haveria retorno financeiro garantido, ou seja, nas regiões mais ricas.

6: Com o fim do tráfico os escravos se tornaram mais caros, e para economizar esse tipo de mão-de-obra os fazendeiros passaram a investir na mecanização de parte da produção do café (beneficiamento), para isso usando o capital antes usado na compra de escravos. O fim do tráfico também obrigou os fazendeiros a buscarem alternativas como a imigração europeia ou asiática.

8: Os cafeicultores optaram pelo imigrante porque não conseguiam tratar os ex-escravos como trabalhadores livres. E os trabalhadores livres já existentes optavam por outros meios de vida e não pelo trabalho nas lavouras.

Beijos! Até amanhã!
F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário