segunda-feira, 21 de junho de 2010

QUIZZ E DESAFIO


Olá!






DESAFIO
O aluno que responder e justificar corretamente a questão abaixo no espaço de comentário (até o dia 24) ganhará um brinde surpresa na aula seguinte!
Participe!

DESAFIO MACKENZIE
Sobre o Período Napoleônico é CORRETO afirmar que:
A) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidáram as instituições burguesas na França.
B) Portugal, tradicional aliado da França, foi um dos primeiros países a aderir ao Bloqueio Continental em troca da ajuda na transferência da família real para a colônia Brasil.
C) o império foi marcado pelos acordos de paz com a Inglaterra, que via na França uma aliada na propaganda da mentalidade capitalista burguesa.
D) a ascensão do império de Bonaparte foi concretizada a partir dos acordos políticos na Península Ibérica, evitando as lutas nacionalistas e oposicionistas.

3 comentários:

  1. a correta é a A pois napoleao visava os intereses da burguesia.
    Ele melhorou a infra estrutura da França em geral, como drenou pântanos, construiu estradas e pontes, que eram investimentos que a burguesia queria. Pode ser uma ironia, mas apesar de imperador de uma terra onde é considerado o berço das revoluções, Napoleão conseguiu ter uma grande aprovação nacional e ser chamado de "déspota esclarecido".

    ResponderExcluir
  2. A resposta correta é a letra A.
    Afinal,No ponto de vista da burguesia, Napoleão foi responsável por uma liderança e conquista eficente do exército francês.No entanto para os burgueses Napoleão foi considerado grande herói da época, que veio para 'salvar' a humanidade.Também, A cada país conquistado por Napoleão, tinha seus ideais feudais abolidos e em seu lugar colocados ideais burgueses, sendo proveito para burguesia local,denominado portanto de Leis do Código Civil (Elaborado entre 1804 e 1810, onde acabou-se com o antigo regime e favoreceu a burguesia.)
    Napoleão fez outras ações gratificantes, mas o que mais importa á nós, é pensar que foi um verdadeiro líder respeitado pela burguesia e que deixou-a interesses economicos e políticos.

    ResponderExcluir
  3. acho que é a letra A) de uma maneira geral, pode ser apontado como o momento em que se consolidáram as instituições burguesas na França.

    ResponderExcluir