quarta-feira, 31 de março de 2010

PLANTÃO TIRA-DÚVIDAS


Olá queridos alunos!

Espero vocês no plantão tira-dúvidas via MSN (fernanda.prof@hotmail.com):
segunda-feira, 05/04, de 14h às 15h.

Feliz Páscoa e até segunda!
Beijocas!
F.

terça-feira, 30 de março de 2010

PROVA 2- ROTEIRO DE ESTUDOS

Olá pessoal!

Confira o roteiro de estudos para a prova 2, que será no dia 06/04, próxima terça-feira:

ROTEIRO DE ESTUDOS - PROVA 2
Revolução Industrial:
- Reler o registro de Geografia e de História no caderno
- Reler as pág. 118, 119 e 120 (do cap. 7)
- Rever os slides sobre a Revolução Industrial trabalhados em sala e disponíveis aqui no blog
- Rever as questões da prova 1

A idade do ouro no Brasil:
- Reler o registro do caderno
- Reler o cap. 2, principalmente os pontos que sublinhamos
- Rever os exercícios trabalhados em sala.

quinta-feira, 25 de março de 2010

A IDADE DO OURO NO BRASIL



Oi gente!
Estamos estudando o cap. 2 - A Idade do Ouro no Brasil.

É muito legal saber: a rota que enriqueceu a coroa portuguesa no século XVIII deu origem à Estrada Real e ao Circuito do Ouro,atraindo hoje milhares de turistas.

Além do nosso estudo em sala de aula, você pode aproveitar e curtir com a família bons passeios por cidades como Ouro Preto, Diamantina, Sabará entre outras, para vivenciar a riqueza cultural das igrejas, casas, esculturas, além das deliciosas comidinhas.... Tudo de bom!

Falamos também dos
Tropeiros. Sabia que existe um Museu do Tropeiro? Conheça-o aqui! Com certeza todo mundo já comeu o delicioso feijão tropeiro, comida típica desses comerciantes.

Abraços!
F.

quarta-feira, 24 de março de 2010

HORA CÍVICA - POVOS EM LUTA

Olá pessoal!

Veja abaixo o texto completo que a aluna Enya Achilles leu durante o evento.
Conheça a tradução da música "Sunday, bloody sunday" que ouvimos de mãos dadas.
Entenda o conflito na Irlanda do Norte!

Obrigada e abraços!
Fernanda

__________________________

HORA CÍVICA - 24/03/2010 - TEMA: POVOS EM LUTA

1. ABERTURA: Professora Fernanda
“Hoje, o tema da nossa hora cívica é POVOS EM LUTA. Vamos refletir sobre os povos do mundo que lutam por sua autonomia e pensar: o que nós brasileiros temos feito com a nossa liberdade?!?
Vou convidar a aluna ENYA ACHILLES, da 9ª Série C para conduzir essa reflexão...”

[A professora passa o microfone para a aluna ler o texto abaixo].

2. LEITURA DO TEXTO pela aluna ENYA ACHILLES:
“Este é o ano de eleições, mas a maioria de nós, brasileiros, não valoriza como deveria a oportunidade de votar e de escolher seus representantes.
Mas, imagine a seguinte situação: você não pode usar a língua do seu povo, você é obrigado a aprender na escola outro idioma. Você NÃO pode escolher seus líderes, pois você é governado por quem tem uma cultura e uma história diferente da sua....
Isso aconteceu no passado, quando o povo bósnio sofria o domínio do Império Austro-Húngaro. Um grupo de estudantes bósnios se revoltou e assassinou Francisco Ferdinando, na época o herdeiro do império austro-húngaro. Essa revolta do povo bósnio iniciou a Primeira Guerra Mundial.
Isso acontece hoje, pois vários conflitos são motivados pela luta de povos dominados, que não tem a liberdade de expressar sua cultura, sua história, suas escolhas... É o caso do Tibete sob domínio da China, dos Palestinos sob domínio israelense, dos curdos espalhados pelos territórios da Turquia e do Iraque, é o caso dos chechenos sob domínio da Rússia, dos bascos sob domínio espanhol.
Esses tantos exemplos nos mostram que há muitos povos que lutam por sua autonomia, reconhecimento e LIBERDADE!
Como dizia Cecília Meireles:Liberdade, essa palavra... que o sonho humano alimenta, que não quem explique, e ninguém que não a entenda.

Nosso tema transversal é “Diversidade, um encontro com a liberdade”. Como seria bom se essas palavras fossem vividas em todo o mundo.
Em vez de conflitos, que surgem quando povos diferentes convivem e um povo tenta dominar o outro, poderíamos ter uma relação de respeito, de valorização das diferenças entendidas como diversidade, pluralidade cultural.

Infelizmente, o que vemos na TV são as guerras, os atentados, a violência... Mas existem outras formas de protesto, tais como a poesia e a música.

Vamos ouvir agora a banda U2, que compôs uma música para protestar contra a violência que ocorreu em 1972, no chamado Domingo Sangrento, daí o nome da música “Sunday, bloody Sunday”. Nesse dia, as tropas britânicas atiraram e mataram os manifestantes pelos direitos civis e pela independência da Irlanda do Norte. Após décadas de conflito e mortes, em 2005 houve um acordo que apaziguou a região.

Em sinal de solidariedade e respeito com os povos que lutam por sua liberdade, e desejando que eles a conquistem de forma PACÍFICA, vamos ouvir a música de mãos dadas.

3. TOCA A MÚSICA “SUNDAY, BLOODY SUNDAY” DO U2

[OS ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS DEVEM DAR AS MÃOS E FICAR JUNTOS AO OUVIR A MÚSICA]

4. Encerramento da professora Fernanda
No site do colégio, a professora Rosane disse que o tema transversal “Respeito à diversidade um encontro com a liberdade” é bem apropriado em tempos de intolerância étnica, social, cultural e religiosa. Sem a presença do respeito e da tolerância, torna-se impossível uma convivência harmoniosa e saudável.”

Nossas mãos dadas, agora a pouco, simbolizaram esse desejo de respeito, não só entre os povos do mundo, mas entre nós, aqui na escola. Que a gente possa respeitar o colega, o seu jeito de ser, a sua individualidade, para continuarmos a conviver de forma saudável.

Vamos lembrar que um dia, nós, brasileiros, também lutamos por nossa independência em relação a Portugal. Nos anos 80, lutamos contra a ditadura militar, que nos impunha presidentes militares... Lutamos pelo direito de votar, de eleger, de participar das decisões políticas. Que possamos valorizar a nossa história! Vamos demonstrar isso, com uma postura de respeito durante a execução do nosso hino.

5. HINO NACIONAL

quarta-feira, 17 de março de 2010

EXCURSÃO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES




Oi!
Amanhã vou acompanhar a 8a série B na visita ao Museu das Telecomunicações! UHU! Bom demais! =] FAÇA UMA A VISITA VIRTUAL AQUI!

Veremos a evolução dessa indústria. Ah, que tal produzirmos depois um mural eletrônico com o que aprendemos? Vamos trocar ideias entre as turmas e com a professora Kátia, para realizar esse projeto.

Conto com você!
Beijos e até amanhã!
F.

terça-feira, 16 de março de 2010

Filmes Revolução Industrial



Olá pessoal!

Hoje assistimos trechos dos filmes:
Nós que aqui estamos por vós esperamos e Germinal para identificar as fases da Revolução Industrial e discutir as condições de vida dos proletários.

Amanhã iniciaremos o cap. 2!
Até lá!
Beijocas,
F.

sexta-feira, 12 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

AVISO E PLANTÃO



Oi gente!


AVISOS:
- PARA 8ª A: Teremos aula de história amanhã, quinta-feira, no 2º horário (que seria Geografia) para fecharmos a matéria para a prova.

- PARA TODOS: Plantão tira-dúvidas via MSN (fernanda.prof@hotmail.com) na segunda-feira, 15/03, de 14h às 15h.

Beijos e até amanhã!
F.

terça-feira, 9 de março de 2010

quarta-feira, 3 de março de 2010

DESAFIO




Olá pessoal!

O primeiro aluno que responder corretamente (como comentário) o DESAFIO abaixo ganhará um brinde surpresa na próxima terça-feira. Participe!

DESAFIO - UNICAMP
Em 1973, o ex-Beatle John Lennon escreveu uma canção de protesto intitulada A sorte dos Irlandeses, que se refere a um conflito que dura até hoje:

Se você tivesse a sorte dos irlandeses / If you had the luck of the Irish,
Você se lamentaria e ia querer estar morto/You’d be sorry and wish you were dead.
Você devia ter a sorte dos irlandeses/ You should have the luck of the Irish
E aí você ia querer ser inglês!/ And you’d wish you was English instead!

Explique por que existe uma relação do conflito (entre católicos e protestantes) com o líder da revolução inglesa Oliver Cromwell.